Um Caminho Seguro Para Os Nossos Dias...

Em meio a um coro de tantas vozes e caminhos dúbios, buscaremos juntos uma trilha segura para o crescimento espiritual e teológico da nossa nação!

sábado, 12 de junho de 2010

Curso Intensivo de Filosofia

Curso Intensivo de Filosofia

Amigos,

A E.T.R está organizando um curso intensivo de Filosofia que tem como grandes objetivos pensar a formação do pensamento Ocidental, a partir de categorias cristãs, fornecendo ferramentas para uma exegese da cultura contemporânea.
Nas próximas semanas estaremos enviando alguns artigos que terão como foco a apresentação do curso.
Aproveitem e divulguem!

Início do curso: Agosto.
Dia: Quarta.
Horário: das 9h às 12h.
Preço: 90,00
Pré-inscrição: 30,00
Local: Barra da tijuca- Shoping Midtown.
Duração: 1 ano.

A historia da Filosofia como “Arqueologia do pensamento Ocidental”.

Esta será a perspectiva e a linha orientadora escolhida para este curso de Filosofia. Desejamos, agora, justificá-la.

1. Escavando até encontrar os alicerces:

Em primeiro lugar, o que significa estudar a história da Filosfia como uma “arqueologia”.... Usando a metáfora do trabalho do arqueólogo, procuraremos escavar até encontrarmos os fundamentos, no grego archê, do pensamento Ocidental.

Sendo ocidentais, importa-nos averiguar os problemas, os princípios, os conceitos que fundamentaram e moldaram a forma ocidental de olhar, questionar e de problematizar a realidade.

Como confirmaremos mais adiante, não existe uma forma neutra de se olhar e de se pensar a realidade. Fazêmo-lo a partir de pressupostos. Ou seja, vemos e pensamos a partir de algo tácito e que pré-molda a forma de ver e de pensar a nossa realidade.

Ora, partindo desta convicção, este trabalho arqueológico se mostra urgente. É urgente porque precisamos de entender porque vemos e pensamos de determinada forma. É de fundamental importância porque precisamos de compreender a nossa herança conceitual, onde crescemos e onde vivemos e construimos a nossa esperança. É imperativo porque precisamos de avaliar se esses fundamentos e conceitos-base do nosso pensamento são coerentes. Esta avaliação é decisiva porque podemos estar pensando erradamente. E, se assim esté acontecendo, todas as dimensões da nossa existência, individual e social, pagarão um preço altíssimo

Por que razão, como ocidentais, pensamos de uma determinada forma, e não de outra? Decisões foram tomadas. Terão sido as melhores, em termos da construção de um sistema de pensamento coerente?

Prof. João Cardoso

ETR

Nenhum comentário:

Postar um comentário