Um Caminho Seguro Para Os Nossos Dias...

Em meio a um coro de tantas vozes e caminhos dúbios, buscaremos juntos uma trilha segura para o crescimento espiritual e teológico da nossa nação!

sábado, 26 de junho de 2010

Horários e disciplinas para o próximo semestre

2010.2

Teologia (Curso Integral) 8 semestre

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Ética 2

Filosofia Contemporânea

Exegese do NT

Ética 2

Exegese do NT

-Monografia 3: das 18 às 19h.

Teologia (Curso Integral) 6º Semestre

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Ética 2

Filosofia Contemporânea

Exegese do NT

Estágio 1

Ética 2

Tópicos Especiais Teologia 1@

Exegese do NT

Estágio 1

-Monografia 3: das 18 às 19h.

Teologia (Curso Integral) 2 semestre

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Teo. Sistemática 2

(Agosto-Setembro)

Fund. A.T.

(Agosto-Set.)

História Igreja

2

Inglês 2

Teologia Pastoral

6, 13, 20, 27 Agosto

Metodologia Trabalho científico

(Outubro-Nov.)

Fund. N.T.

(Out.-Nov.)

Filosofia 1

Inglês 2

Disciplina a confirmar

@ Tema: Cristianismo e Liberalismo.

-Módulos:

1. Eclesiologia (Doutrina da Igreja): Sábados 18 e 25/9, das 8:30 às 12:30.

2. Escatologia: Sábados 23 e 30/10, das 8:30 às 12:30.

-Curso Intensivo de Teologia:

-Quinta/Manhã: Romanos (Agosto-Setembro), das 8 às 11:30;

-Terça/Noite: Fund. Antigo Testamento (Agosto-Setembro), das 19 às 22h.

OBS: as inscrições nas disciplinas devem ser efetuadas obrigatoriamente por e-mail (escolateologicareformada@ig.com.br) ou junto à secretaria da Escola.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Curso Intensivo de Filosofia

Amigos,
estamos enviando a segunda parte do texto-justificativa do programa do curso intensivo de Filosofia que a E.T.R estará oferecendo a partir de 04 de Agosto.

Por quê fazer uma avaliação Cristã (profética) da história da filosofia?

Sei que você deve estar se questionando: por quê fazer uma avaliação da história da Filosofia a partir das Escrituras? Não estamos lidando com níveis de sentido e com visões da realidade distintas: uma pertencente à razão e outra à religião?

Esta questão é interessante. Contudo, tenho uma pequena má notícia para lhe dar. Ela reside num pressuposto falso. Que pressuposto? Que as verdades alcançadas pela razão, sistematizadas na história da filosofia, nada têm a ver com as verdades da revelação e da religião.

Este assunto vai ser amplamente desenvolvido ao longo deste curso de filosofia. Contudo, gostaria de apresentar o primeiro fundamento para uma nova compreensão da relação entre filosofia e religião, e o que nos permitirá justificar a necessidade dessa avaliação profética.

Partiremos de algumas verdades que as Escrituras nos fornecem, e que estão em Gn.1, Gn 3, e Rm 1: 16-26, e que doravante serão os textos-base deste curso de filosofia. Estes textos nos relatam que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Isso significa que todos os atributos de Deus estão presentes na constituição e na essência do ser humano, ainda que numa dimensão de criatura. São estes atributos que permitem ao homem pensar, sentir, agir, imaginar, ter consciência de si mesmo e dos outros, criar coisas, cultura, entre muitas outras dimensões. Esta imago dei é o que nos diferencia da essência animal.

No entanto, o texto de Gn 3 nos adverte que algo aconteceu de muito grave na relação entre Deus e o homem, e que afetou de uma forma decisiva esta imago dei. Esta não foi destruida totalmente, pois, se assim fosse, perderíamos aquilo que nos diferencia dos animais. Nos tornaríamos animais!

Contudo, a imago dei foi afetada. Basicamente, o que aconteceu é que o homem desejou ser Deus, ficar no lugar de Deus, acreditando que poderia viver numa autonomia fictícia; procurando ser e viver como numa grande “matrix” por ele criada e mantida.

Esta deturpação da imago dei tornou o homem possuidor de dois tipos de impulsos em seu ser, e que são diametralmente opostos: o impulso de amar a Deus, buscar a sua verdade e a Sua comunhão; e o impulso de amar a sua autonomia, a falsidade de que ele está no trono e no comando da sua existência, ou seja, a ficção de que a sua autonomia em relação a Deus é o melhor projeto para alcançar a felicidade.

Ora, onde queremos chegar? Com o auxílio de um outro texto, Romanos 1: 16-26, enxergamos que não só o homem rejeitou a verdade de Deus por ele conhecida, mas também criou uma “outra verdade”, falsa, louca, cujo modelo e a natureza finita e corrupta da própria humanidade. Querendo uma sabedoria finita e corrupta, a humanidade tornou-se louca.

O mais interessante é que este texto de Romanos deve ser aplicado também à forma com o homem pensa e cria sistemas de pensamento. Se partimos do pressuposto de que o princípio da Queda, atrás exposto, ainda atua no ser humano, então, sabemos que a história da filosofia, certamente, revelara este duplo impulso do ser humano caido: a busca pela verdade de Deus maculada pela subversão dessa verdade, e pela construção de um sistema de pensamento, não só finito, corrupto, mas que também foi construído para justificar buscar as falsidades construídas pelo homem, a sua ética que desagrada ao criador, e o auto-engano da sua autonomia fictícia e louca.

Concluimos, então, a necessidade de uma avaliação profética, a partir das Escrituras, padrão de verdade para os cristãos, de todo o pensamento Ocidental, em suas origens e desenvolvimento. O problema se resume no seguinte: até que ponto certo sistema X foi construído para justificar o afastamento do homem em relação ao Seu criador?

Mas as Escrituras nos fornecem categorias precisas para essa avaliação. São elas as categorias de Criação, Queda e Redenção. Isto é, a ordem com que Deus criou todas as coisas, a origem da desordem e dos dilemas no cosmos, e a esperança para a resolução desses dilemas.

Não deixe de participar!

Inscrições pelo Tel. 21-24931999.

email: escolateologicareformada@ig.com.br

sábado, 12 de junho de 2010

Terceira e Quarta palestra do Curso Aconselhamento para Casais

Amigos,

quero convidá-los para os duas últimas palestras do curso de Aconselhamento para casais e família.

Os temas e os preletores serão os seguintes:

III - Fundamentos da Terapia de Casal e Famíli(19/06/10)

  • A Visão Sistêmica de Família
  • Ciclo Vital da Família
  • Profa. Dra. Solange Lívio- Psicóloga e Mestre em Psicologia.

IV - A Enfermidade na Famíli(26/06/10)

  • Patologias: Depressão, TOC, Anorexia- Bulimia, abordagens e encaminhament
  • Dra. Solange Lívio.
Horário: Das 8h às 12Hs.

Investimento: 20,00 reais p/ palestra;

Local: Escola Teológica Reformada- Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca, Estr. Itanhangá, 1051. Barra da tijuca, RJ.

Email: escolateologicareformada@ig.com.br

Curso Intensivo de Filosofia

Curso Intensivo de Filosofia

Amigos,

A E.T.R está organizando um curso intensivo de Filosofia que tem como grandes objetivos pensar a formação do pensamento Ocidental, a partir de categorias cristãs, fornecendo ferramentas para uma exegese da cultura contemporânea.
Nas próximas semanas estaremos enviando alguns artigos que terão como foco a apresentação do curso.
Aproveitem e divulguem!

Início do curso: Agosto.
Dia: Quarta.
Horário: das 9h às 12h.
Preço: 90,00
Pré-inscrição: 30,00
Local: Barra da tijuca- Shoping Midtown.
Duração: 1 ano.

A historia da Filosofia como “Arqueologia do pensamento Ocidental”.

Esta será a perspectiva e a linha orientadora escolhida para este curso de Filosofia. Desejamos, agora, justificá-la.

1. Escavando até encontrar os alicerces:

Em primeiro lugar, o que significa estudar a história da Filosfia como uma “arqueologia”.... Usando a metáfora do trabalho do arqueólogo, procuraremos escavar até encontrarmos os fundamentos, no grego archê, do pensamento Ocidental.

Sendo ocidentais, importa-nos averiguar os problemas, os princípios, os conceitos que fundamentaram e moldaram a forma ocidental de olhar, questionar e de problematizar a realidade.

Como confirmaremos mais adiante, não existe uma forma neutra de se olhar e de se pensar a realidade. Fazêmo-lo a partir de pressupostos. Ou seja, vemos e pensamos a partir de algo tácito e que pré-molda a forma de ver e de pensar a nossa realidade.

Ora, partindo desta convicção, este trabalho arqueológico se mostra urgente. É urgente porque precisamos de entender porque vemos e pensamos de determinada forma. É de fundamental importância porque precisamos de compreender a nossa herança conceitual, onde crescemos e onde vivemos e construimos a nossa esperança. É imperativo porque precisamos de avaliar se esses fundamentos e conceitos-base do nosso pensamento são coerentes. Esta avaliação é decisiva porque podemos estar pensando erradamente. E, se assim esté acontecendo, todas as dimensões da nossa existência, individual e social, pagarão um preço altíssimo

Por que razão, como ocidentais, pensamos de uma determinada forma, e não de outra? Decisões foram tomadas. Terão sido as melhores, em termos da construção de um sistema de pensamento coerente?

Prof. João Cardoso

ETR

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Segunda Palestra do Curso de Aconselhamento para Casais e Família

Amigos,

não percam esta segunda palestra do nosso Curso.

Tema deste sábado:

II - O Conceito de Casal e de Família(12/06/10)

  • Ajuda para o Matrimônio e a Família
  • Família: Espaço Interpessoal – Conceitos e Desafios
  • Prof. Dr. Damião Marmeleiro- Psicólogo, Teólogo e mestre em Sexologia.
  • Horário: das 8h às 12h.
  • Investimento: 20, 00 p/ palestra.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Por que devo estudar Filosofia?

Amigos,

A E.T.R está organizando um curso intensivo de Filosofia que tem como grandes objetivos pensar a formação do pensamento Ocidental, a partir de categorias cristãs, fornecendo ferramentas para uma exegese da cultura contemporânea.
Nas próximas semanas estaremos enviando alguns artigos que terão como foco a apresentação do curso.
Aproveitem e divulguem!

Início do curso: Agosto.
Dia: Quarta.
Horário: das 9h às 12h.
Preço: 90,00
Pré-inscrição: 30,00
Local: Barra da tijuca- Shoping Midtown.
Duração: 1 ano.

A historia da Filosofia como “Arqueologia do pensamento Ocidental”.

Esta será a perspectiva e a linha orientadora escolhida para este curso de Filosofia. Desejamos, agora, justificá-la.

1. Escavando até encontrar os alicerces:

Em primeiro lugar, o que significa estudar a história da Filosfia como uma “arqueologia”.... Usando a metáfora do trabalho do arqueólogo, procuraremos escavar até encontrarmos os fundamentos, no grego archê, do pensamento Ocidental.

Sendo ocidentais, importa-nos averiguar os problemas, os princípios, os conceitos que fundamentaram e moldaram a forma ocidental de olhar, questionar e de problematizar a realidade.

Como confirmaremos mais adiante, não existe uma forma neutra de se olhar e de se pensar a realidade. Fazêmo-lo a partir de pressupostos. Ou seja, vemos e pensamos a partir de algo tácito e que pré-molda a forma de ver e de pensar a nossa realidade.

Ora, partindo desta convicção, este trabalho arqueológico se mostra urgente. É urgente porque precisamos de entender porque vemos e pensamos de determinada forma. É de fundamental importância porque precisamos de compreender a nossa herança conceitual, onde crescemos e onde vivemos e construimos a nossa esperança. É imperativo porque precisamos de avaliar se esses fundamentos e conceitos-base do nosso pensamento são coerentes. Esta avaliação é decisiva porque podemos estar pensando erradamente. E, se assim esté acontecendo, todas as dimensões da nossa existência, individual e social, pagarão um preço altíssimo

Por que razão, como ocidentais, pensamos de uma determinada forma, e não de outra? Decisões foram tomadas. Terão sido as melhores, em termos da construção de um sistema de pensamento coerente?

Prof. João Cardoso

ETR

Recordando um dos momentos da Conferência Atos 29

Amigos,
vamos recordar um dos momentos de louvor da Conferência de Plantação de Igrejas Atos 29, na qual a E.T.R. teve o privilégio de participar.

Dell Cordeiro "Dependo de Ti".

http://www.youtube.com/watch?v=9pYL4ex5PaU

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curso Intensivo de Filosofia

Amigos,

A E.T.R. vai oferecer a partir de Agosto o Curso Intensivo de Filosofia.

Neste curso procuraremos compreender a formação do
pensamento Ocidental, fazendo uma avaliação do mesmo a partir das categorias cristãs, e fornecendo ferramentas para uma exegese da cultura contemporânea.
O curso será na Barra da Tijuca- Midtown (em frente ao Barra shoping), Quartas, das 9h às 12h.

Custo: 90,00
Pré-inscrição: 30,00
Vagas: 25

Aguarde mais informações sobre o conteúdo.

Inscrições no Tel: 21-24931999.

E-mail: escolateologicareformada@ig.com.br